segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Ministério do Trabalho abre canal de informações sobre microcrédito

Já está funcionando o serviço de 0800 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que informa ao microempreendedor sobre o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) e sobre como contactar a instituição de microcrédito mais próxima de casa ou do negócio do empresário que busca a informação.

O novo serviço vem para aproximar ainda mais o empresário de micro e pequena empresa do microcrédito. De acordo com a assessoria de comunicação do Ministério do Trabalho e Emprego, a idéia do serviço é atender comunidades do interior do País, que são quase isoladas e que não têm acesso à internet. O objetivo é fazer com que elas conheçam as vantagens que o Microcrédito Produtivo Orientado pode oferecer aos pequenos negócios.

A rede de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego tem 272 instituições distribuídas entre todas as regiões do País: são 12 no Norte, 53 no Nordeste, 62 no Sudeste, 133 no Sul e 12 no Centro–Oeste. São instituições que priorizam, no atendimento à solicitação de crédito, a avaliação socioeconômica, de modo que a análise considera a adequação do crédito à necessidade do negócio.

O serviço 0800 do Ministério do Trabalho e Emprego tem dois números: 0800 – 285 – 0101, para as regiões Sudeste, Nordeste e os estados do Amapá, Amazonas, Roraima e Pará; e 0800 – 61 – 0101, para as regiões Sul e Centro-Oeste e os estados do Acre, Rondônia e Tocantins.

O empresário também pode ter acesso a essas informações na internet pelo endereço www.mte.gov.br/pnmpo/emprestimos. Na página virtual, o microeemprendedor irá preencher o Formulário de Acesso ao Microcrédito, fornecendo informações como dados pessoais, valor de empréstimo desejado, finalidade do empréstimo e escolher quais instituições deseja enviar o pedido. O formulário será encaminhado imediatamente às instituições escolhidas. Depois disso, o empresário só precisará aguardar a visita do agente de crédito.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Nenhum comentário: