quinta-feira, 19 de março de 2009

UFPA assina convênio de R$ 1,5 milhão para pesquisas

O prédio da Incubadora de Empresas da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi o palco, ontem (18), da assinatura da sociedade entre o empreendimento Amazon Dreams e o Fundo Criatec de Capital Semente do Brasil, idealizado pelo Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Nordeste (BNB). A sociedade com o Criatec levará à empresa o investimento de R$ 1,5 milhão.

O Criatec é um fundo de investimentos destinado à aplicação em empresas emergentes inovadoras que atuam com pesquisas científicas em universidades. Existente desde 2007,é a primeira vez que o Fundo seleciona um empreendimento da Região Norte.

A Amazon Dreams é resultado de um projeto laboratorial do curso de Engenharia de Alimentos da UFPA iniciado em 2002. A empresa atua com a retirada de extratos naturais de frutas como muruci, ingá e açaí. "Por meio de várias pesquisas, descobrimos que seria possível retirar apenas os componentes anti-oxidantes destas frutas.

As moléculas que retiramos são muito importantes para o combate de doenças como o câncer, por exemplo", explica o diretor executivo da Amazon, Marcelo Rodrigues.Ele destaca ainda que o recurso do Criatec ajudará a montar um parque tecnológico de grande porte. "Ainda não começamos a comercializar nossos produtos, mas já estamos negociando com indústrias da França e da Bélgica", completa.

Fonte: Amazônia Legal

Nenhum comentário: