quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Favelas da Zona Sul do Rio ganham curso de empreendedorismo

Vocação turística e proximidade com dois dos mais conhecidos bairros da Zona Sul carioca. Esse é o norte do Curso de Empreendedorismo que começou esta manhã, reunindo moradores das comunidades do Pavão/Pavãozinho e Cantagalo. Para o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, a capacitação de profissionais nos mais diversos setores e cursos como esse poderão transformar a realidade de toda uma região.

Na primeira aula, a campeã de Natação, Samanta Magalhães, e o oficial da Força Aérea Brasileira (FAB), escritor e ex-menino de rua, Carlos Roberto dos Santos, o "Carlinhos Pró-Menor", passaram suas experiências aos alunos. Os dois reforçaram a idéia da necessidade de se criar uma rede integrada de moradores, tendo em vista o desenvolvimento de projetos que atraiam público e levem mais oportunidades a todos.

- O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem sido importante por abrir novas oportunidades a todos vocês, com a construção de ruas, que permitirão o acesso do público. Depende agora de cada um olhar ao redor e ver o que pode ser estimulado - comentou a nadadora.

Através de suas experiências de sucesso os dois palestrantes reiteraram a importância de se criar uma rede forte, unindo todos em prol da melhoria da qualidade de vida coletiva. Como o foco da comunidade tem sido o segmento de turismo, ambos alertaram que é hora de cada um buscar conhecer a realidade da região, sua história, as oportunidades artísticas e culturais existentes e transformar isso em um grande produto acessível a todos os visitantes.

- Nasci em Minas Gerais e, ainda criança, fui entregue para ser criado por uma mulher nas palafitas da Favela Nova Holanda, em Bonsucesso. Fui menino de rua e passei 18 anos da minha vida na antiga Fundação de Bem-Estar do Menor (FEBEM), mas soube vislumbrar a vida além daquilo que passava. O empreendedor precisa planejar seu futuro e correr atrás das oportunidades - frisou Carlinhos Pró-Menor.

O Curso de Empreendedorismo faz parte do trabalho social das obras do PAC na região e conta com a parceria do Sebrae na formação dos novos empreendedores. Ele foi escolhido pela própria comunidade, que espera incluir o complexo de favelas no roteiro turístico da Zona Sul, oferecendo aos visitantes não apenas opções de hospedagem e alimentação, mas também exposição de quadros e esculturas, espetáculos de samba e dança de salão e uma visita guiada ao morro que possa explicar a origem da favela centenária e os desafios de sua arquitetura.

- Nós do governo estamos aplaudindo essa iniciativa dos moradores, que reconhecem a importância histórica da comunidade e as possibilidades que poderão surgir através desses cursos e dos projetos de criação de cooperativas em vários setores. Vamos oferecer as ferramentas necessárias para que eles possam transformar essa parte da cidade em áreas de grande interesse cultural e artístico para toda a população - concluiu o secretário de Habitação, Noel de Carvalho.

O Curso de Empreendedorismo acontece às quartas-feiras, às 9h30, no auditório do Solar Meninos de Luz, na Rua Saint Roman, 136, em Copacabana.

Nenhum comentário: