quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Pequenas empresas paulistas têm queda no faturamento no primeiro semestre

As micro e pequenas empresas paulistas apresentaram queda de 1,5% no faturamento entre janeiro e junho de 2008, em comparação ao primeiro semestre do ano passado, já descontada a inflação. O comércio foi o único setor com desempenho positivo no período, com um aumento no faturamento de +1,2%. As maiores perdas foram verificadas na indústria, com uma redução de 6,1%, seguida dos serviços, com queda de 3,2%. A receita total no período foi de R$ 128,5 bilhões.

Os dados constam da pesquisa Indicadores Sebrae-SP, pesquisa realizada mensalmente pela entidade junto a 2,7 mil micro e pequenas empresas da indústria, do comércio e serviços na capital, região metropolitana de São Paulo, Grande ABC e interior.

Já o rendimento dos empregados nas MPEs apresentou variação positiva de 3,5% no semestre contra igual período do ano passado. O setor que apresentou maior taxa de crescimento na remuneração dos empregados foi o comércio, com aumento de 4,4%, seguido pelos serviços, que pagou salários e gratificações 3,5% maiores que igual período do ano passado.

O índice de pessoal ocupado médio por empresa também apresentou queda no primeiro semestre, registrando uma retração de 4,2% no total geral, incluindo os três setores.

O estudo completo está disponível em www.sebraesp.com.br, clicando em "Conhecendo a MPE", seção "Indicadores".

Nenhum comentário: