quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Incubadoras de Empresas - Histórico

O modelo de incubação de empresas como conhecemos hoje surgiu em 1959 em Nova Iorque (EUA), quando uma das fábricas da Massey Ferguson fechou, deixando centenas de desempregados. O comprador das antigas instalações, Joseph Mancuso, resolveu sublocar o espaço para pequenas empresas iniciantes, oferecendo uso de equipamentos e serviços, como secretaria, contabilidade, vendas e marketing. Uma das primeiras empresas instaladas foi um aviário, o que conferiu ao prédio a designação de “incubadora”.

É interessante saber que, em 1937, mesmo antes da instalação do Parque, a Universidade apoiou os fundadores da Hewlett Packard, que eram alunos recém graduados. Receberam auxílio para abrir uma empresa de equipamento eletrônico, receberam bolsas e tiveram acesso ao laboratório de rádio comunicações da Universidade.

Nos anos 70, na região do Vale do Silício, nos Estados Unidos, as incubadoras apareceram como meio de incentivar universitários recém-graduados a disseminar suas inovações tecnológicas e a criar espírito empreendedor. O mecanismo, então ali criado, se traduziu em oportunidade para esses jovens iniciarem suas empresas, através de parcerias, junto a uma estrutura física que oferecia assessoramento gerencial, jurídico, comunicacional, administrativo e tecnológico para amadurecerem seus negócios nascentes. Essa estrutura ganhou o nome de incubadora de empresas.

Com a criação da ParqTec – Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos, em dezembro de 1984, começou a funcionar a primeira incubadora de empresas no Brasil, a mais antiga da América Latina, com quatro empresas instaladas, sendo que nessa década quatro incubadoras foram constituídas no país, nas cidades de São Carlos (SP), Campina Grande (PB), Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: